Aproveitamento de disciplinas.

O aproveitamento de estudos é o reconhecimento do valor formativo equivalente a disciplinas do currículo da UFES, cursadas com aproveitamento em Instituições de Ensino Superior (IES).
 
Regulamentação legal
•           Resolução nº. 23/1997: dispõe sobre o aproveitamento de estudos nos cursos de graduação da UFES. Procedimento de Competência do Coordenador Orientar o aluno a requerer aproveitamento de estudos diretamente no Colegiado (formulário próprio modelo ProGRAD), anexando a documentação necessária.
 
Cabe ao Colegiado a decisão sobre o reconhecimento das matérias, visando as suas dispensas. Cada Colegiado de Curso pode estabelecer critérios complementares para   aproveitamento   de   disciplinas.   Após   parecer final, o Coordenador encaminha o processo para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da ProGRAD para o registro dos aproveitamentos de estudos concedidos e arquivamento do processo na pasta do aluno.
 
Procedimentos de Competência do Discente
O pedido para aproveitamento de estudos deverá ser feito no Colegiado de Curso. Para efeito de análise de dispensa de disciplinas, o aluno precisa apresentar no ato de requerimento:
•           Cópia do histórico escolar do Ensino Superior;
•           Programa das disciplinas cursadas;
•           Estrutura curricular do curso de origem.
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910