Intercâmbios institucionais

Os docentes do PPGEM participam de diversos projetos de cooperação científica envolvendo instituições brasileiras, através de programas que incluem CNPq/CAPES/FAPES, entre outros. Estas parcerias tem sido extremamente produtivas, principalmente devido à possibilidade de compartilhamento de infrestrutura. Diversos trabalhos já foram publicados fruto das parcerias que o PPGEM tem estimulado fortemente. Abaixo lista-se os grupos mais ativos.

  • PRÓTRIBO (desde 2006): Programa de cooperação em TRIBOLOGIA entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Federal do Espírito Santo. O presente projeto ampliou o intercâmbio científico entre o Laboratório de Tribologia e Materiais, Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia e o Grupo de Materiais do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo. (coordenador: Professor Cherlio Scandian)

  • INES - Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies. O núcleo do Instituto é formado por ensino e pesquisa públicas e privadas, localizadas em 7 estados da federação. A Instituição Sede do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é o Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (coordenador: Professor Cherlio Scandian)

  • GT-Biocombustíveis. É um grupo de trabalho formado pelos PRHs de algumas universidades brasileiras, apoiado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Duas Pós-Graduações da UFES participam: PPGEM (programa de Eng. Mecânica coordenado pelos professores Márcio F. Martins e José Joaquim) e PPGEA (programa em Eng. Ambiental, coordenado pelo Prof. Sérvio Túlio).

  • GT-Meio Ambiente: É um grupo de trabalho formado pelos PRHs de algumas universidades brasileiras, também apoiado pela ANP. Na UFES apenas o programa em Eng. Mecânica participa (coordenado pelo prof. José Joaquim).

  • UFES/PETROBRÁS - Rede Temática de Óleos Pesados: Na rede o PPGEM/UFES estuda o comportamento de perfil de velocidades para medição de gás de “flare. Os investimentos feitos por meio da Rede Temática de Óleos Pesados foram de aproximadamente R$ 31 milhões, divididos em infraestruturas laboratoriais, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de métodos analíticos laboratoriais para suporte em Pesquisa & Desenvolvimento. (coordenado pelo Prof. Rogério Ramos):

  • FAPES/IFES/UFES/ (Implantação do Centro de Pesquisas em Inovação e Desenvolvimento – CIPID: A cooperação visa planejar e implantar um laboratório de ensaios não destrutivos estadual e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em cooperação. (coordenado pelo Prof. Marcelo Camargo Severo de Macêdo).

  • UFPA/UFES. PNPD/CAPES. (Escoamento em Meios Porosos): Subprojeto 01: Combustão em Meio Poroso: Caracterização Experimental e Modelagem Macroscópica (coordenado pelo prof. Márcio F. Martins); Subprojeto 02: Escoamentos em Silos: Caracterização Experimental e Modelagem Baseada na Teoria de Jenike (coordenado pelo prof. Emanuel Negrão Macêdo).

  • UFES/UFPA. Edital Universal CNPQ - 14/2011. Sinterização em reator vertical de leito fixo: desenvolvimento de processo para produção de agregado sintético a partir de resíduos do processo bayer (lama vermelha) e de biomassa. (Coordenação dos Prof. Márcio F. Martins e Emanuel Negrão Macêdo).

-UFES/UFF. (Edital Universal CNPQ – 14/2013; e outros projetos em comum). Equações constitutivas para fluidos não newtonianos, identificação e classificação de estruturas coerentes em turbulência e análise de persistência de deformação dinâmica, alem de diversos outros temas tratados em parceria. Esta cooperação tem sido extremamente proveitosa para o PPGEM/UFES, gerando diversos artigos e projetos em comum. (Coordenação dos Prof. Roney Leon Thompson e Edson J. soares).

De fato existem diversas outras parcerias diretas entre os professores do PPGEM/UFES com outras instituições Brasileiras, sem necessariamente um projeto formal. Os frutos das parcerias formais e as iniciativas diretas se verificam nas produções intelectuais. De 2013 a 2015, mais 40 trabalhos em revista indexadas foram publicados com participação de professores de outras instituições brasileiras. Abaixo lista-se alguns dos intercâmbios nacionais com os respectivos docentes envolvidos. De fato, a lista abaixo se restringe aos intercâmbios com maior produção intelectual. Existem vários outros ainda sendo nucleados, mas ainda com pouca produção. O primeiro nome da lista refere-se ao docente do PPGEM/UFES. Os demais são docentes dos outros programas cadastrados aqui como membros externos. Para cada docente listado, indicada-se também o número aproximado de artigos publicados em conjunto nos último três anos.

Sergio Souto Maior Tavares – cerca de 10 artigos em cooperação com:
- Elineu Pinho de Moura (Universidade Federal do Ceará -UFCE)
- Ivan Napoleão Bastos (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UFRJ)
- Manuel Ribeiro da Silva (Universidade de Itajubá)

Cherlio Scandian – 4 artigos em cooperação com :
- Roberto Martins de Souza (Universidade de São Paulo - USP)
- Daniel Biasoli de Mello (Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
-
Carlos Friedrich Loeffer Neto – 4 artigos em cooperação com:
- Webe Mansur (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)

José Joaquim Conceição Soares dos Santos – 2 artigos publicados em cooperação com:
- Júlio Augusto Mendes da Silva ( Universidade Federal da Baía - UFBA)

Edson José Soares – 6 artigos publicados em cooperação com:
- Roney Leon Thompson (Universidade Federal Fluminense – UFF)

Marcos Tadeu DAzevedo Orlando – cerca de 6 artigos em cooperação com:
- Julio Santiago Espinoza Ortiz (Universidade Federal de Goiás – UFGO)
- Márcio de Sousa Bolzan (Instituto Federal – IFES)
- Jivaldo do Rosário Matos (Universidade de São Paulo – USP)
- José Abdalla Helayel Neto (Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas – CBPF)
Humberto Belich Junior – cerca de 20 artigos em cooperação com:
- Knutt Bakke Filho (Universidade Federal da Paraíba – UFPB)
- Thiago Prudêncio de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)

Finalmente, pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que o PPGEM/UFES tem uma grande vocação por parcerias quem evolvem diversas instituições brasileiras. Isso tem contribuído enormemente para a consolidação do programa.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910