Matrícula

Prazos 2019/2

 
29 de julho a 02 de agosto de 2019 - Matrícula obrigatória;
 
22 a 23 de agosto de 2019- Cancelamento de disciplina do semestre letivo 2019/2;
 
26 a 30 de agosto de 2019 - Ajuste de matrícula;
 
9 a 13 de setembro de 2019 - Prazo para o aluno solicitar, junto ao Colegiado do Curso de Graduação, a aplicação do Art. 17 da Resolução nº 58/2008 - CEPE e da Resolução nº 39/2010 - CEPE;
 
16 a 30 de setembro de 2019 - Prazo para o Colegiado do Curso de Graduação analisar a solicitação do aluno (aplicação do Art. 17 da Resolução nº 58/2008 - CEPE e da Resolução nº 39/2010 - CEPE), decidir e realizar as correções necessárias.
 

Regulamentação Legal:

Resolução nº.58/2008 - CEPE: dispõe sobre a operacionalização da matrícula dos alunos nos cursos de graduação da UFES.

Resolução nº. 57/2013 - CEPE: Regulamenta a operacionalização do cadastro e da matrícula inicial dos alunos classificados em processo seletivo de ingresso nos cursos de Graduação da UFES.

 

Definição:

É a vinculação formal do aluno a disciplinas/turmas para obtenção dos créditos correspondentes a essas disciplinas. Esse vínculo se diferencia entre: Matrícula de calouros; Matrícula obrigatória (veteranos);  e Matrícula de aluno especial;
 
Atenção: A matrícula de calouros/veteranos é passível de “ajustes”, em período previamente estabelecido em Calendário acadêmico.      
 
Matrícula de calouros
A matrícula dos discentes calouros será garantida, automaticamente, nas disciplinas do primeiro período da grade curricular do respectivo curso.
 
Matrícula Obrigatória
No período estabelecido em Calendário Acadêmico, o aluno, de posse do número de matrícula e da senha, faz sua proposta de matrícula obrigatória via o Portal do Aluno.
Após cada etapa de matrícula é necessário que o aluno verifique no Portal o resultado final das disciplinas solicitadas.
 
Ajuste de Matrícula
Caso necessite, o aluno pode alterar a matrícula feita inicialmente, o ajuste de matrícula destina-se ao cancelamento e/ou solicitação de novas disciplinas/ turmas pelo aluno a partir da otimização das vagas e da oferta de novas turmas ou disciplinas pelo Departamento. Para maiores detalhes verificar Art. 8º da Resolução nº. 58/2008 – CEPE.
 
Aplicação do artigo 17 da Resolução nº. 58/2008 – CEPE
 
Art. 17. O aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, deverá protocolar no Colegiado de Curso de Graduação pedido de correção, anexando os comprovantes de solicitação de matrícula e o horário individual.
 
§ 1º Este pedido de correção destina-se a atender, exclusivamente, os seguintes casos: 
I. erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
II. problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
III. matrícula de aluno em Plano de Estudos, regido por Resolução específica deste Conselho, não efetivada anteriormente;
IV. matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento, regido por Resolução específica deste Conselho.
 
§ 2° Qualquer correção de matrícula prevista neste artigo deverá obedecer, obrigatoriamente, ao Coeficiente de Rendimento Normalizado do aluno.
 
§ 3º A PROGRAD deverá disponibilizar no Sistema Acadêmico o resultado do processamento das fases de matrícula por ordem de Coeficiente de Rendimento Normalizado dos alunos.
 
§ 4º Os acertos de matrícula deverão ser efetuados nas Coordenações de Curso, respeitando-se os prazos previstos no Calendário Acadêmico.
 

Quebra de Pré-Requisitos

Resolução nº 39/2010 - CEPE

Art. 1º. A quebra de pré-requisitos das estruturas curriculares dos cursos de graduação desta Universidade deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade.

Parágrafo único. Em seu requerimento, o interessado deverá explicitar os atos de responsabilidade desta Universidade que motivaram seu pedido, juntando prova de sua ocorrência.

 

Documentos que devem ser apresentados para solicitação de Aplicação do art. 17 da Res. nº 58/2008​ e de Quebra de Pré-Requisitos e/ou Extrapolamento de Carga Horária:

Histórico escolar;

Comprovantes de solicitação de matrícula;

Horário individual;

Documentos que comprovem sua justificativa;

Formulário devidamente preenchido (disponível para download no final da página) e salvo em PDF.

Atenção: o tamanho máximo do arquivo é de 5 MB (restrição do sistema digital da UFES).

 

As solicitações deverão ser realizadas de forma digital, via e-mail, enviando o formulário preenchido e os documentos para ufes.ccem [at] gmail.com .

Como acompanhar sua solicitação? Você receberá um e-mail no endereço cadastrado no sistema da UFES com o número do protocolo, que poderá ser consultado em: protocolo.ufes.br

Obs.: Apenas com sua matrícula também é possível consultar as tramitações.

Acesso à informação
Transparência Pública

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