Simulações Numéricas de Medição de Vazão de Gás Úmido Por Medidores Deprimogênios do Tipo Cone Invertido

Nome: MAYLA AYUB BINOTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/10/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO RAMOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIO FERREIRA MARTINS Examinador Interno
OSCAR MAURICIO HERNANDEZ RODRIGUEZ Examinador Externo
ROGÉRIO RAMOS Orientador

Resumo: A operação eficiente de sistemas de produção e transporte de petróleo e gás abrange escoamentos multifásicos sendo um problema de fundamental importância. A medição de gás úmido vem tomando grande destaque nesse segmento onde os medidores deprimogênios são amplamente utilizado sendo o cone invertido, quando comparado a elementos da mesma tecnologia, considerado superior. Na busca pela melhoria dos processos de medição em condições operacionais adversas (gás úmido) este estudo visa avaliar o potencial do cone invertido através de simulações numéricas.
Foram avaliados três geometrias diferentes conforme seus respectivos valores de beta 0,55, 0,64 e 0,75. As simulações foram conduzidas em pressões de 15, 40 e 60 Bar, com velocidades superficiais de gás de 5 m/s, 7,5 m/s, 10 m/s, 12,5m/s, 15 m/s, 20 m/s, 30m/s, 40 m/s e 48 m/s.
O entendimento e a predição dos fenômenos do escoamento estudado foram feitos por análise das técnicas de Fluidodinâmica Computacional, sendo possível validar o estudo com dados experimentais, analisar os fatores de influência (Parâmetro de Lockhart-Martinelli, razão de massa específica, velocidade superficial entre outras) e propor um coeficiente de descarga para condição bifásica.

Palavras chave: simulação numérica, medição, vazão, cone invertido

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910