MODELAGEM Direta de Integrais de Domínio em Problemas Difusivo-advectivos Usando Funções Radiais no Contexto do Método dos Elementos de Contorno

Nome: JOSÉ ANTÔNIO RAMIRO AVELAR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/04/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE BULCÃO Examinador Externo
CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO Orientador
LUCIANO DE OLIVEIRA CASTRO LARA Examinador Interno

Resumo: A pesquisa envolvida na presente dissertação se baseou no método denominado de MECID (Método dos Elementos de Contorno com Interpolação Direta) onde se interpola diretamente o termo não homogêneo da equação diferencial de governo, no contexto do Método dos Elementos de Contorno (MEC). Emprega-se o uso de funções primitivas das funções de interpolação originais no núcleo da integral de domínio, permitindo a transformação desta última numa integral de contorno, evitando assim a discretização do domínio por meio de células, semelhante ao realizado na Dupla Reciprocidade.
Esta recente formulação logrou êxito na solução de problemas de grande interesse e sabida dificuldade em engenharia como os de Poisson e de Helmholtz. Logo, seguindo pela escala natural de complexidade, tomando a Equação de Campo Escalar Generalizada como referência, chega-se aos problemas difusivos-advectivos onde são avaliados os efeitos térmicos do movimento de um fluido (advecção) juntamente com os de condução (difusão). Este fenômeno é muito comum nos problemas de engenharia como, por exemplo: na formação da camada limite de um fluido em escoamentos laminares; na transmissão de calor com a associação entre a propagação no meio contínuo (difusão) e o transporte por meio de fluxo (advecção); Estes problemas continuam sendo objeto de atenção e demandam constantes aprimoramento na implementação de métodos numéricos. Logo, a aplicabilidade e a precisão do MECID são testadas na solução de problemas caracterizados pelo escoamento unidirecional de um fluido sobre um volume controle com diferentes condições de contorno cujos processos são governados pelo fenômeno da difusão-advecção. Para tanto, são geradas 42 malhas diferentes para o cálculo tanto da temperatura quanto do fluxo e comparados com os respectivos valores analíticos.
PALAVRAS-CHAVE: Método dos Elementos de Contorno, Funções de Base Radial, Equação de Difusão e Advecção.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910