Aplicação do Método dos Elementos de Contorno em Problemas Elásticos e Elastoplásticos

Resumo: A Técnica de Superposição de Domínio mostrou-se eficiente para resolver problemas elásticos setorialmente homogêneos. Intenta-se estender essa nova formulação aos problemas elastoplásticos e futuramente aos da mecânica da fratura e avaliar seu desempenho nessa nova classe de problemas através de simulações comparativas com resultados obtidos através do Método dos Elementos Finitos ou qualquer outra técnica numérica poderosa, diante da ausência de soluções analíticas.
Dentro do exame de problemas elásticos, intenta-se abordar problemas em que a ação do peso próprio é relevante. Nesse sentido, o desenvolvimento de um esquema baseado no Tensor de Galerkin seria implementado num primeiro momento. Com tal recurso, é possível posteriormente modelar soluções fundamentais semi infinitas e assim simular problemas práticos de barragens, geofísica, mecânica de solos e outros casos afins.
No caso da plasticidade, o recurso da técnica de superposição de domínio pode ser implementado com vantagem representando as regiões nos quais há perda de resistência devido a plastificação do material. Tais estudos são importantes para futuramente abordar os casos de mecânica da fratura.
Essa nova formulação ainda não foi testada nem implementada para os casos de problemas elastoplásticos e da mecânica da fratura. Deste modo, pretende-se durante o período do projeto realizar a geração dos códigos e a reprodução de resultados através de processamento computacional. A realização desse projeto visa à produção de conhecimento de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científica.

Data de início: 10/08/2018
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado RENATO MOREIRA BAIENSE FILHO
Colaborador CARLOS FRIEDRICH LOEFFLER NETO
Coordenador LUCIANO DE OLIVEIRA CASTRO LARA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910