Estágio Supervisionado

O Estágio é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, e deve haver uma participação mais efetiva do professor supervisor. Isto deve ser feito de maneira progressiva e respeitando-se a autonomia e autoridade do supervisor in loco, que obrigatoriamente deve ser um profissional da área.

 

Procedimento:

O aluno deve se matricular nas disciplinas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II no período de matrícula ou ajuste, pois deverá estar matriculado nessas durante o estágio, sendo necessárias 150h de estágio para cumprir cada disciplina.

O aluno interessado em realizar estágio Não Obrigatório (a partir do 3º período) ou Obrigatório (a partir do 8º período) deve procurar uma empresa que tenha convênio com a UFES (ver https://estagios.ufes.br/convenios) para realizar o estágio. O aluno poderá realizar no máximo 20h semanais, não conflitantes com as aulas, com atividades condizentes à sua formação e sob supervisão de um Engenheiro in loco.

Ao final do semestre, o Coordenador de Estágio realizará a avaliação através do Relatório de Estágio e da Avaliação do Surpervisor, o qual é preenchido pelo aluno e pelo engenheiro supervisor e deve ser entregue ao Coordenador de Estágio até a última semana letiva do semestre em que o aluno estiver matriculado na disciplina para que o Coordenador realize o lançamento da nota.

Os documentos Termo de Compromisso de Estágio (TCE), Termo Aditivo (TA) e Termo de Rescisão (TR) devem ser apresentados à Coordenação de Estágios da PROGRAD. O Relatório das Atividades (RA) deve ser apresentado diretamente à Coordenação de Estágios do Curso.

 

Envio de documentos de estágio:

Você deve encaminhar o seu documento de estágio (TCE, TA ou TR) assinado por você e pela instituição concedente para o e-mail ufes.ccem [at] gmail.com. Após o envio do documento você receberá uma notificação na forma de recibo em seu e-mail cadastrado na UFES. A partir de agora você deverá acompanhar a tramitação do seu processo no portal de protocolos da UFES. 

 

Acompanhar a tramitação:

Para acessar o portal, entre no site protocolo.ufes.br, clique em login e preencha com seus dados: login e senha únicos, os mesmos que você usa no portal do aluno.

Vá em Caixa Postal e clique sobre o número do seu documento de estágio. Esse número estará escrito em azul e estará à esquerda, em sua tela. O formato do número é 23068.XXXXX/202X-XX.

Na página seguinte, vá em Tramitações e acompanhe todas as informações adicionadas. Quando o seu termo estiver finalizado e pronto para download você deverá verificar a seguinte informaçao “Este documento segue para arquivo e está disponível para download pelo estudante interessado.” Só faça o download depois de verificar essa frase.

 

Para realizar o download:

Clique na aba Peças, em seguida procure pelo Documento em PDF cuja data de inserção seja a mais recente e clique na seta para realizar o download.

 

Ajustes nos documentos:

Caso precise fazer ajustes em seu Termos de Compromisso ou Termo Aditivo, verifique todas as correções que deverão ser providenciadas por você. Todas as informações estarão nas Tramitações. Se for preciso, faça um novo termo e encaminhe-o para o e-mail ufes.ccem [at] gmail.com. A secretaria do Colegiado não notificará o estudante quanto aos ajustes.

 

Informações adicionais devem ser consultadas em estagios.ufes.br.

 


Coordenador de Estágio: Juan Sérgio Romero Saenz

Sala 06 – CT III

Contato: juan.saenz [at] ufes.br


Documentos relacionados:

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910