Informações gerais aos alunos do PPGEM

INFORMAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS DO PPGEM:

 

CALENDÁRIO PPGEM 2024/02:

Matrículas alunos antigos:até 16/10 

Início das aulas 2024/02: 21/10/2024  

Prazo para solicitar cancelamento disciplinas: 15/11 

Prazo para acréscimo disciplinas: 01/11  

Recesso 23/12 a 17/01  

Retorno às aulas: 20/01/2025  

Final período 2024/02: 21/03/2025 

===========================================

ACESSO AO PORTAL DO ALUNO

Os alunos, após serem cadastrados pelo PPG, devem acessar a página (https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais) para criarem a sua senha única para acesso ao Portal do Aluno, onde deverá inserir seu CPF e o email cadastrado para receber as instruções para o cadastro da nova senha (o email cadastrado é o informado no momento da inscrição no processo seletivo).

Após acessar o Portal do Aluno, o aluno poderá mudar a sua senha ao clicar no link “Alterar senha”.

Portal do aluno: https://aluno.ufes.br/

===========================================

CARTEIRINHA DE ESTUDANTE

Não é fornecida carteirinha de estudante de forma física.

A carteirinha de estudante é emitida pelo Portal do Aluno Ufes (https://aluno.ufes.br/ )

- Identidade Ufes.

===========================================

ACESSO A BIBLIOTECA CENTRAL E SETORIAL

Para cadastro na Biblioteca da UFES, os Alunos de Pós-Graduação devem comparecer à biblioteca de sua preferência, munidos de documento de identidade.

===========================================

CARTÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Para obter informações de como fazer cadastro no RU, valores e demais informações, acessar:

https://ru.ufes.br/boas-vindas

============================================

PASSES ESCOLARES

Todos os estudantes matriculados e frequentando os cursos de pós-graduação têm direito ao passe escolar.

Na Grande Vitória existem duas opções de sistemas de transporte coletivo: Sistema de Transporte Municipal de Vitória (SETPES) e Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus):

Informações sobre o passe escolar:

https://prppg.ufes.br/passes-escolares

===========================================

SALA DE ESTUDOS

Os alunos do PPGEM tem a sua disposição 1 sala de estudos.

A sala se localiza no 1º andar do prédio CT 6, sala 221.

Para ter acesso a sala, devem pegar com a secretária do PPGEM a chave da sala emprestada para fazer cópia da mesma.

Na sala há armários que podem ser utilizados pelos alunos, basta trazer um cadeado e informar com um adesivo na porta do mesmo quem está utilizando. Também há acesso a internet na sala.

===========================================

AGENDAMENTO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE TESE OU DE DISSERTAÇÃO

Para agendar a defesa da sua Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, o aluno deve preencher corretamente o formulário no link:

https://forms.gle/WRiGj4Z9MTzuuryN7

===========================================

AGENDAMENTO DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Para agendar a apresentação da sua Qualificação de Doutorado, o aluno deve preencher corretamente o formulário no link:

https://forms.gle/9VGAYjJoPXU4oh389

 

===========================================

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Deve ser feita pelo portal do aluno (https://aluno.ufes.br/

As datas de matrícula são sempre informadas por email aos alunos.

O aluno pode solicitar o cancelamento da matrícula em disciplina no prazo máximo de 04 semanas de aulas, a contar do primeiro dia de aula do semestre considerado. Para solicitar deve preenche ro formulário de cnacelamento de matrícula e enviar ao PPGEM por email com assinatura do orientador.

O aluno pode solicitar o acréscimo e/ou substituição de disciplinas no prazo máximo de 02 semanas do início das aulas.

No caso de querer se matricular em disciplinas de outros PPGs da UFES deve enviar formulário espefícico solicitando.

===========================================

Normas para elaboração de Dissertação e Tese

Não temos template para os trabahos, mas você encontra as normas que devem seguir na página da Biblioteca da UFES:

MANUAIS DE NORMATIZAÇÃO BC UFES

https://biblioteca.ufes.br/manuais-de-normalizacao-0

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910