Formação de Poeira em Chutes de Material a Granel Abertos à Atmosfera
Nome: RODRIGO XAVIER DE ALMEIDA LEÃO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/06/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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HUMBERTO BELICH JUNIOR | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉ LUIZ AMARANTE MESQUITA | Examinador Externo |
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS | Examinador Interno |
HUMBERTO BELICH JUNIOR | Orientador |
LEANDRO SILVA AMORIM | Examinador Interno |
LUÍS PAULO SILVEIRA MACHADO | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a formação de poeira que ocorre durante o lançamento (chute) de materiais a granel em ambientes abertos. A formação de poeira é caracterizada pela suspensão de nano e micropartículas que são facilmente arrastadas para a atmosfera e transportadas por grandes distâncias provocando danos socioambientais. Tomou-se como ponto de partida a seguinte questão norteadora: Por que em algumas situações a instalação de telas quebra-vento (wind-fences) não é suficiente para evitar a formação de poeira?. As telas quebra-vento têm como finalidade impedir a passagem de correntes de ar sobre o processo e evitar a suspensão de partículas, porém somente sua instalação pode não resultar em uma redução significativa da poeira. A metodologia parte de uma relação analítica para o campo de pressão próximo ao chute cuja solução do campo de velocidades é obtida através de Computational Fluid Dynamics (CFD) e possibilita identificar regiões de escoamento geradas pelo processo assim como delimitar o diâmetro das partículas sujeitas a serem transportadas. Constatou-se que se o chute ocorrer acima de uma altura de queda limite, denominada altura de queda crítica, fenômenos hidrodinâmicos levam à formação de um vórtice toroidal próximo à zona de impacto que altera o campo de velocidades dando origem a correntes de ar ascendentes e caminhos preferenciais de escape para as nano e micropartículas, demonstrando que a formação de poeira pode ocorrer mesmo em um ambiente quiescente. A probabilidade de o chute gerar poeira depende fortemente das características de projeto como dimensão principal e altura de queda, assim como da granulometria e tipo de material transportado.