Redução de Arraste e Degradação de Polímeros Flexíveis em Escoamentos Turbulentos em Dutos
Nome: LUCAS ANTONIO SILVEIRA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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EDSON JOSE SOARES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉ LEIBSOHN MARTINS | Examinador Externo |
EDSON JOSE SOARES | Orientador |
RENATO DO NASCIMENTO SIQUEIRA | Examinador Externo |
Resumo: A redução do fator de atrito em escoamentos turbulentos, a partir da injeção de aditivos, vem sendo estudada desde meados do século passado e tem despertado amplo interesse científico e industrial até os dias atuais. Dentre os aditivos mais utilizados, destacam-se os poliméricos (poliacrilamida, poliisobutileno, goma xantana), aditivos do tipo surfactantes, fibras (nylon, algodão e asbeto), além de polpas de papel e bolhas de gás. A redução de arraste usando aditivos poliméricos é um fenômeno que foi primeiramente reportado por Toms em 1948. O autor mostrou que a adição de pequenas quantidades de polímeros de alto peso molecular em um escoamento turbulento reduzia significativamente o fator de atrito. Desde então o fenômeno tem sido extensivamente estudado, devido aos grandes benefícios atingidos em aplicações práticas em diversas áreas da engenharia. O exemplo mais famoso até os dias atuais é o transporte de petróleo bruto na trans-Alaska Pipeline com 1300 quilômetros de extensão, onde adicionado aditivo polimérico na ordem de ppm obtém-se redução de arraste da ordem de 40%. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o fenômeno de redução do fator de atrito em escoamentos turbulentos em tubos por adição de polímeros flexíveis. Usa-se uma bancada com controle de vazão, pressão e temperatura. Os resultados são focados na análise da degradação mecânica dos polímeros e sua relação com a concentração, peso molecular e número de Reynolds.
Palavras chave: Degradação, Redução de arraste, Polímeros