Correlação Entre a Resistência à Corrosão e As Tensões Residuais de um Aço Inoxidável Lean Duplex uns S32304 Submetido à Processo de Soldagem Tig e Diferentes Condições de Tratamentos Térmicos e Resfriamento.

Nome: PANMELA PEREIRA MERLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO ARIEL PONZIO Examinador Externo
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador
MARCOS TADEU DAZEREDO ORLANDO Examinador Interno

Resumo: Tratamentos térmicos e o processo de soldagem podem promover a precipitação de fases secundárias nos aços inoxidáveis duplex, resultando no fenômeno da sensitização, que é prejudicial à resistência à corrosão do material. Neste trabalho, amostras do aço UNS S32304 foram submetidas a tratamentos térmicos nas temperaturas de 475, 600 e 750°C por 8 horas, resfriadas ao ar ou em água do mar e ao processo de soldagem GTAW seguido dos mesmos tratamentos. A fim de avaliar a resistência à corrosão localizada foram realizados ensaios eletroquímicos do tipo PERC. Após os ensaios PERC foi possível calcular o grau de sensitização (GDS) das amostras e foi verificado, em geral, que a elevação da temperatura de tratamento propiciou uma elevação na corrosão localizada. As amostras submetidas ao processo de soldagem e tratamento térmico tiveram uma sensitização superior
às amostras apenas tratadas, sendo que as resfriadas ao ar obtiveram GDS maior do que as resfriadas em água do mar. A microtensão residual na ferrita apresentou um comportamento compatível ao GDS nas amostras apenas tratadas.
Palavras-chave: aço inoxidável lean duplex, tensões residuais, tratamentos térmicos, soldagem GTAW, resistência à corrosão.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910