Repotenciação de Centrais a Diesel Equipadas Com Motores de Combustão Interna

Nome: ALEXANDRE PERSUHN MORAWSKI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2016
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
JOSÉ JOAQUIM CONCEIÇÃO SOARES SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
MARCIO FERREIRA MARTINS Examinador Interno
JOSÉ JOAQUIM CONCEIÇÃO SOARES SANTOS Orientador
JOSÉ CARLOS ESCOBAR PALACIO Examinador Externo
JOÃO LUIZ MARCON DONATELLI Coorientador

Resumo: O atual cenário do sistema elétrico brasileiro tem levado ao despacho de usinas termelétricas originalmente planejadas para dar segurança ao sistema e que não deveriam operar continuamente. Estas usinas foram projetadas como plantas simples de baixo custo inicial e eficiência, não aproveitando de forma eficaz os rejeitos térmicos. Usinas com esse perfil, gerando quantidades significativas de energia, constituem uma oportunidade de desenvolvimento de um estudo para melhor compreender a situação destas usinas, visando obter melhores eficiências energéticas e maior potência líquida produzida. Em termelétricas com motores de combustão interna, uma grande quantidade de calor é rejeitada através da água de resfriamento e também dos gases de exaustão. Devido a este fato, um sistema térmico de recuperação de calor pode ser projetado para ser acoplado à termelétrica, visando aumentar a potência produzida com o mesmo consumo de combustível. São possíveis varias alternativas de configurações para a recuperação do calor rejeitado, desde ciclo combinado, que é a mais conhecida, até as tecnologias mais avançadas, como ciclo Rankine Orgânico (ORC), ciclo Kalina e ciclo de refrigeração por absorção visando resfriar o ar de admissão do motor. Neste trabalho são avaliadas as alternativas de repotenciação de termelétricas equipadas com motores de combustão interna, por meio da recuperação do calor perdido. Utilizando de análises e balanços termodinâmicos, é definida qual dessas alternativas apresenta um maior aumento na potência líquida produzida e na eficiência da termelétrica, tendo a UTE Viana como estudo de caso.
Palavras-chave
Repotenciação; Análise Termodinâmica; Termelétrica; Motores Diesel; Recuperação de Calor

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