Análise de Difusividade Térmica em Aço Duplex uns 32304 Submetido a Diferentes Processos de Soldagem Tig e Tratamento Térmico

Nome: Marilia Fernandes Bolsanello
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/05/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Augusto Cardoso Passos Co-orientador
Marcos Tadeu DAzeredo Orlando Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Augusto Cardoso Passos Coorientador
Jesualdo Luiz Rossi Examinador Externo
Marcelo Camargo Severo de Macêdo Examinador Interno
Marcos Tadeu DAzeredo Orlando Orientador

Resumo: De modo a agregar conhecimento ao desenvolvimento do projeto de receptáculos de contenção para transporte de substâncias radioativas, o aço inoxidável UNS S32304 foi avaliado em diferentes condições de soldagem e tratamento térmico. Foram preparadas amostras de aço como recebido, e também tratadas termicamente a 600°C por 8 horas com resfriamento em ar, com o objetivo de avaliar o efeito da exposição desse aço a elevadas temperaturas. Após, amostras de material como recebidos foram soldadas pelo processo autógeno TIG com proteção de duas atmosferas diferentes: apenas argônio, e uma mistura de 98% de argônio e 2% de nitrogênio, para a avaliar os efeitos da adição desse gás na reestruturação da estrutura ferrítica-austeníftica do aço duplex após o resfriamento da solda. Uma amostra soldada também foi tratada com os mesmos parâmetros citados, para a avaliação da influência do aquecimento na estrutura soldada. As amostras foram submetidas a avaliação do teor de ferrita, microdureza e microestrutura do material. Além disso, as amostras de material como recebido e apenas tratadas foram avaliadas por difratometria de raios X para a obtenção da tensão residual, e o perfil de tensão residual das amostras é apresentado para as fases ferrítica e austenítica. Por fim, as amostras apenas soldada com argônio e soldada com argônio e tratada termicamente a 600°C foram submetidas à avaliação da difusividade térmica pelo método Flash laser, que se baseia na solução analítica da equação de difusão térmica unidimensional. Foi utilizado um laser de dióxido de carbono e perfil gaussiano, com comprimento de onda igual a 〖10〗^(-6) m, de intensidade 10√2 W⁄m^2 e diâmetro igual a 2 mm. Verificou-se que o tratamento térmico influencia diretamente na difusividade térmica do aço, e ainda que tanto o tratamento térmico quanto o gás de proteção influenciam no perfil de tensões das diferentes fases do aço.
Palavras chave: Aço inoxidável duplex UNS32304. Soldagem TIG. Tratamento térmico. Tensão residual. Difração de raios X. Difusividade térmica. Flash Laser.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910